NOTÍCIAS

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece situação de emergência de Panambi

Publicado em 08/10/2019

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil publicou uma portaria na qual reconhece a situação de emergência de Panambi, em decorrência dos danos causados pelo granizo, na madrugada do dia 1º de setembro. Agora, o município aguarda avaliação do Governo Federal para ver se haverá liberação do FGTS para as famílias que tiveram prejuízo durante o temporal.

Na semana passada, o Governo do Estado homologou o decreto de situação de emergência no Município de Panambi. A determinação foi publicada hoje no Diário Oficial do Governo do Estado e tem de 180 dias. O decreto de situação de emergência pelo Estado autorizava os órgãos regionais e estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil a prestar apoio a Panambi.

O prefeito Daniel Hinnah esteve recentemente na Casa Militar em Porto Alegre buscando apoio, uma vez que todos os auxílios concedidos às pessoas atingidas pelo granizo foram por meio de recursos municipais.

O temporal de granizo que atingiu Panambi na madrugada do dia 31 de agosto provocou um prejuízo aproximado de R$ 2 milhões, conforme levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. As pedras de gelo causaram danos na área urbana e rural do Município, afetando mais de 2 mil residências, além de diversos prédios públicos, o que levou o prefeito Daniel Hinnah a decreto de situação emergencial. A administração municipal afirma que, até o momento, a Defesa Civil do Estado ainda não enviou recursos para o município.

por Julian Kober